O Surf Bate e Volta SP
Um grupo de amigos, praticantes do surf, residentes na cidade de São Paulo, se uniram para organizar um evento em que pudessem competir entre sim, nas mesmas condições de surf.
Cerca de 80% dos atletas do evento não são competidores habituais, são apenas “atletas de finais de semana”. Alguns possuem casa de veraneio, outros, são surfistas que vão e voltam no mesmo dia, o conhecido “bate e volta”.
Como os costumeiros campeonatos de surf contam sempre com atletas residentes no litoral, e quem podem treinar todos os dias, quem não tem essa oportunidade, acaba ficando com o nível de surf inferior aos demais, o que desmotivava a maioria dos atletas que queriam participar de eventos, mas sem a pressão de ter que vencer e competirem com atletas treinados.
Assim, nasceu o Circuito Surf Bate Volta, sendo um primeiro evento realizado para a diversão de amigos entre si, mas como foi muito bem organizado, diante do feedback recebido de atletas e população local, logo no próximo ano tornou-se um circuito.
Como o evento é diferente, e se preocupa com a diversão de forma saudável, como um todo, todos os atletas recebem um kit de participação, no qual vem um boné, água, fruta, um “troféu de participação”, se possível uma parafina, e o que mais nossos apoiadores fornecerem, nessa etapa constamos ainda com granola.
Assim, todos os atletas que se deslocam para o evento, não voltam para casa sem nenhuma recordação, todos ganham um kit de participação do evento.
Para separar melhor as categorias e os atletas em cada uma, foram criadas categorias para os surfistas não moradores no litoral, que diferenciamos com nomenclatura SP (exclusivas para quem não reside no litoral) e categorias Open, abertas para qualquer região de residência.